ALAN VICTOR
Movido pelo desejo de perder meu medo de falar em público, algo podava minha aspiração de seguir a carreira jurídica, além de querer crescer academicamente, ser membro da SdDUFC foi algo que almejava desde antes de ingressar na universidade. No entanto, ao me tornar membro aspirante, em 2021, percebi que o projeto significava muito mais e que, em pouco tempo, mudaria minha vida. Desde o processo seletivo, tive o privilégio de desenvolver diversas habilidades de comunicação e raciocínio, além de continuamente superar minhas inseguranças. Isso só foi possível graças aos demais membros do projeto que estiveram ao meu lado acreditando, às vezes mais do que eu mesmo, que era possível crescer como sempre desejei. Isso é o que há de mais significativo, para além da excelência em debates competitivos, a SdDUFC traz um acolhimento e um sentimento de parceria entre seus membros de uma forma imensurável.
REDES SOCIAIS
ELISA TELES
Entrei na Sociedade de Debates da UFC depois de participar de um dos torneios temáticos organizados pelo projeto e ver o quanto me identificava com aquilo. Sempre gostei muito de me comunicar, questionar e argumentar, e foi na SdDUFC que encontrei o local ideal não só para praticar essas habilidades, mas melhorá-las e desenvolver outras, como a oratória. Fazer parte desse projeto tem sido uma jornada incrível de desenvolvimento e conquistas, não apenas no que tange a títulos e campeonatos, mas também considerando o quanto pude crescer enquanto pessoa, debatedora, estudante e profissional ao longo dessa trajetória.
REDES SOCIAIS
LAURA SANTOS
Eu nunca tive muito interesse em debater ao longo da minha vida, mas, quando vi a excelência dos membros da SdDUFC nas primeiras semanas da faculdade (nos eventos de apresentação da Semana Zero, Debate-Exibição e MPO), fui conquistada automaticamente. Ao entrar, descobri o quão divertido e instigante é o debate competitivo. Você aprende a explicar suas ideias com maior clareza, a agir sob pressão, a desenvolver um raciocínio crítico e estratégico, além de começar a se interessar por conteúdos e fenômenos que envolvem nossa sociedade e a refletir com mais atenção sobre diversas questões. A SdDUFC é o projeto que mais me incentiva a sair da minha zona de conforto, a ser proativa e a evoluir constantemente e ainda me proporciona a oportunidade de dividir várias experiências com pessoas incríveis.
REDES SOCIAIS
ANA LÍVIA FLORINDO
Entrei na SdDUFC em 2020, havia caído de pára-quedas no mundo universitário e resolvi me abrir para o mundo de oportunidades que surgia em minha frente. Entre essas oportunidades, uma das que mais me agregou foi me juntar ao time de debates mais vitorioso do país. Aqui descobri o poder de me expressar bem, aprimorei meu senso crítico e conquistei vitórias que jamais imaginei, como tornar-me Semifinalista do Campeonato Maria Curupaiti, um ano depois da minha estreia no movimento de debates, além de também ter conquistado o título de melhor oradora iniciada no campeonato Latino-americano de Debates, em 2021. Aqui encontrei aprendizado, apoio e, especialmente, amigos.
REDES SOCIAIS
BEATRIZ SOMBRA
Desde o Ensino Médio, já acompanhava a SdDUFC no Instagram e já sabia que queria fazer parte desse projeto! Me inscrevi no processo seletivo antes mesmo da apresentação na semana zero ou do encontro “Você conhece a SdD?”. Atualmente possuo 5 títulos na categoria iniciados, bem como tive a honra de ser a melhor debatedora iniciada no campeonato ProAm e quadrifinalista do campeonato Open Brasil, assim como outras conquistas ao longo desses anos. Fazer parte da SdDUFC é muito mais do que ser instigado a buscar sua melhor versão, é vestir uma camisa e saber que você faz parte de um legado e uma tradição que têm mudado a realidade e a forma de pensar de várias pessoas. É um honra compor a casa dos melhores debatedores do Brasil.
REDES SOCIAIS
EDUARDA CAFÉ
Conheci a Sociedade de Debates em um dos eventos na Faculdade de Direito e não tinha ideia do impacto que ela teria na minha vida. Minha história com o projeto conseguiu me mudar em todos os aspectos e ver a história da nossa Casa de Debates crescer faz todos os esforços valerem a pena. Carregar no peito a camisa e valores de pioneirismo, talento e tradição é mais do que debate, é sobre todas as mudanças de visão que o projeto me proporcionou. Mesmo entrando com a ideia de melhorar a argumentação e oratória, as finais e títulos de melhor oradora acabaram sendo as coisas que menos importam na minha trajetória na SdD, porque minha maior conquista é o prazer de fazer parte de algo com tanto potencial pra mudar a vida de quem participa. Minha vivência na SdD fez eu me apaixonar e descobrir que nosso projeto jamais vai ser só uma sociedade de debates.
REDES SOCIAIS
IANDRA CASTRO
Acho que o que mais define a SdD para mim é um verdadeiro “cair de paraquedas”. Conheci o projeto totalmente por acaso, em um dia que decidi ir na faculdade aleatoriamente, durante o S0. Assim que entrei naquela sala, durante o famigerado “Você conhece a SdD?”, me apaixonei pelo debate e por tudo o que ele poderia me proporcionar. Desde o primeiro dia até hoje, a SdD fez parte de mim. Ao longo da trajetória, vivi momentos muito intensos, que envolveram sentimentos de alegria, realização, paixão, tristeza, frustração, medo e tudo que se possa imaginar. No fim das contas, acho que a SdD é um grande espelho de vida para mim, porque a maior sensação que eu tenho, enquanto ainda estou aqui, é: você é sempre capaz de ir além. Durante o trajeto, é inegável que surgirão diversos desafios, mas que, até mesmo nos fracassos, é possível crescer. E assim é a vida! Hoje, eu tenho certeza que encontrei a melhor versão de mim. Desde a forma como me comunico até a maneira como tomo decisões no dia a dia, não sou mais a mesma pessoa de 2 anos atrás, quando cheguei naquela sala e ouvi sobre o debate competitivo pela primeira vez. Encontrei uma evolução incomparável enquanto estudante e ser humano, que hoje me ajuda a ser uma pessoa melhor em todos os sentidos. O que posso dizer é que a SdD mudou minha vida, e que aqui eu não achei apenas amigos que me ajudam a crescer diariamente, por meio de um esforço coletivo, mas encontrei uma verdadeira família.
REDES SOCIAIS
ISABELA VERAS
A SdDUFC foi o primeiro projeto pelo qual eu me encantei na faculdade. A oportunidade de discutir ideias com qualidade e respeito foi algo que, de imediato, me chamou muito a atenção e me fez, ao longo dos últimos dois anos, dedicar todos os esforços necessários a honrar a camisa da maior Casa de Debates do país! Durante esse período, tive a oportunidade de representar a SdDUFC em alguns dos maiores campeonatos de debate do mundo, o que não teria sido possível sem o apoio irrestrito dos demais membros do projeto. Pra mim, um dos grandes diferenciais da SdDUFC é o senso de união que seus membros possuem e o amor que nutrem juntos pelo projeto, que, com certeza, mudou a vida de todos!
REDES SOCIAIS
JANAINA SENA
Conheci a Sociedade de Debates da UFC ainda quando estava no colégio e sempre tive muita curiosidade a respeito. Entrei no projeto logo que passei na faculdade e, desde então, posso dizer que sou outra pessoa. A SdDUFC me fez ver o mundo com olhos mais críticos e me proporcionou o crescimento que ultrapassou qualquer expectativa. Experimentei o debate competitivo na prática, tendo conquistado algumas premiações, como o Vice-Campeonato no Torneio Internacional de Integração Lusófona, além de outras no âmbito nacional. Sem dúvidas, fazer parte desse projeto transformou a minha vida acadêmica, profissional e pessoal.
REDES SOCIAIS
LUAN CARVALHO
Em 2017, por indicação de um amigo fui levado a me inscrever no primeiro processo seletivo da SdDUFC mesmo sem saber nada sobre o projeto e foi paixão à primeira vista! Tive a honra de ser o primeiro membro efetivo do projeto o qual não era aluno do Direito e sim da Ciência da Computação. Um fato curioso é que ao ser campeão do I Torneio Carcará de Debates, promovido pela SDD UNI7, o tema da final era sobre direito e eu era o único participante que não era estudante do curso e mesmo assim consegui ganhar o debate. Por fim, a SdDUFC foi onde fiz grandes amigos na faculdade e total responsável pelo meu destaque na área da computação, visto que utilizo de todas as técnicas de comunicação que aprendi para alavancar minhas apresentações e meus times.
REDES SOCIAIS
CAIO RODRIGUES
Entrei na Sociedade de Debates da UFC em 2015, logo após ser campeão do IV Torneio Temático de Debates. No entanto, mesmo antes de pertencer ao quadro de membros do projeto, já era um entusiasta do movimento de debates. Participei de dois torneios previamente e diversos outros posteriormente, seja como orador, seja como avaliador. Viajamos para quase todas as regiões brasileiras fomentando a livre manifestação de ideias, de forma coesa e coerente. Hoje, como membro emérito, continuo a divulgar, onde e quando posso, os trabalhos desenvolvidos pela pioneira e mais qualificada sociedade de debates do Brasil, a da UFC.
REDES SOCIAIS
VICTOR MAGALHÃES
A Sociedade de Debates da UFC foi essencial para moldar minhas expectativas em relação ao ensino superior. Quando entrei na universidade, participei dos debates treinos em 2014 e, logo no primeiro torneio anual que participei, cheguei no último debate com meu trio, porém perdemos! Isso foi apenas um incentivo, pois logo depois, ganhamos o debate temático e entrei como membro em 2015 (na época, o mais novo convidado até então), jamais imaginando que estaria entrando não para um curso de extensão, mas para uma verdadeira fraternidade que levaria por toda a vida, por ser um projeto que desenvolve um espírito de companheirismo entre os mais diversos pensamentos e a habilidade de compreensão para enfrentar os mais diversos desafios da vida.
REDES SOCIAIS
DANIELLE VASCONCELOS
Entrei na SdDUFC através do 1º processo seletivo do projeto, em 2018. Fiz break no V Campeonato Brasileiro de Debates, cheguei à final do I Armorial e fui campeã do VI Torneio Temático da UFC. Também tive a oportunidade de viver experiências de adjudicação, sendo CA do I Maria Curupaiti (MC) e fazendo break no II MC e no U@I. Cada campeonato era uma oportunidade de crescer em conhecimento e de aprimorar meu senso crítico – tudo graças a esse projeto que me fez enxergar uma nova forma de me expressar, com segurança e tranquilidade. Sem duvidas, é um enorme prazer ser SdDUFC!
REDES SOCIAIS
MATHEUS CASIMIRO
Cheguei na SdDUFC em 2015, arrastado pela minha dupla Sophie. Mal sabia eu que o projeto mudaria minha vida! Aqui, além de presidente do projeto em 2017, fui Campeão I Torneio de Debates Políticos e do V TAD, bem como campeão do III e finalista do IV CBD, ganhando o prêmio de melhor debatedor nas duas ocasiões. Mas, sem dúvidas, as melhores conquistas vieram fora da sala de debates: as amizades com pessoas incríveis e a certeza de que deveria seguir a docência na minha vida profissional.
REDES SOCIAIS
CAIO ALCÂNTARA
Em 2015, recebi a carta-convite do projeto. Como debatedor, em dupla com Pedro Ângelo, fui campeão e melhor debatedor do V Campeonato Brasileiro de Debates (CBD) e do IV Open Minas; finalista e 2º melhor debatedor do IV CBD. Ademais, fui semifinalista do II CBD, finalista e melhor debatedor do I Torneio de Debates Políticos. Já como juiz, fui CA do I e do II Armorial. A SdDUFC retribui nossos esforços com inestimável engrandecimento pessoal e profissional, e tem como seu maior ativo o senso de companheirismo e continuidade de seus membros. Muito orgulho e felicidade em integrar esse projeto.
REDES SOCIAIS
JULIA SAMPAIO
Conheci o projeto ainda no ensino médio, mas só comecei a frequentar em 2014, sendo convidada para ser membro em 2016 e participando do IV Campeonato Brasileiro de Debates. A SdDUFC teve um papel crucial no meu crescimento acadêmico e pessoal. Aprendi não só a defender melhor minhas ideias, mas a me colocar no lugar do outro, considerando opiniões contrárias às minhas. Além disso, contribuiu para a minha clareza de fala atual e para o meu controle emocional em momentos de competitividade e discussão. Minha faculdade não teria sido a mesma sem esse projeto.
REDES SOCIAIS
SOPHIE POCH
Conheci a SdDUFC em 2014 e, desde então, participei de várias formas: como platéia, em debates-treinos e em torneios locais, como membro aspirante, efetiva e emérita. A nível nacional, conquistei os títulos de campeã e vice-campeã brasileira em 2016 e em 2017, me tornando adjudicadora em 2018. Mais importante que os títulos, com a SdDUFC aprendi a mudar minhas crenças ou a defendê-las melhor, a medida que elas foram colocadas em xeque a cada debate. Nesse ambiente criei um senso crítico mais apurado, desenvolvi mais empatia no debate e aprendi as melhores formas de me expressar. Ainda melhor, colecionei amigos e memórias que levarei para sempre.
REDES SOCIAIS
KARRÔ RODRIGUES
Eu entrei na SdD em 2017. Fiz parte da primeira turma de aspirantes do projeto e durante esse período me conectei com a universidade de um jeito diferente. A SdD me fez dialogar e pensar diferente daquilo que eu tinha convicção de que era o certo. Eu me tornei uma pessoa mais crítica e diplomática graças a Sociedade de Debate. Hoje eu sei o poder que esse projeto tem para impactar jovens do Brasil e mesmo vivendo no exterior a Sociedade de Debates ainda impacta a minha vida todas as vezes que eu tenho que fazer um discurso. Eu sempre lembro de todo o aprendizado que eu tive e de toda a geração que veio antes de mim. Só tenho a agradecer a esse projeto e uma fez SdD sempre SdD!
REDES SOCIAIS
CARLOS SOUSA
Conheci a SdD UFC em 2018, durante minha primeira semana na faculdade, e desde o começo fui cativado pela proposta do projeto. E sem dúvidas. durante o processo seletivo até minha efetivação, não só descobri a felicidade das conquistas e evoluções conjuntas com os demais, mas bem como o quanto o projeto consegue ir além da extensão. O crescimento pessoal que tenho desde o momento em que inscrevi minha carta de motivação até a elaboração de projetos diários é notável, e ela só existe por conta do ambiente que a SdDUFC consegue criar com seus membros honrando a nossa tradição.
REDES SOCIAIS
MATHEUS DAMASCENO
Entrei para a Sociedade de debates em 2018, inspirado pela ideia de que o debate competitivo poderia expandir a mente das pessoas e também torná-las mais empáticas com aqueles que pensam diferente. Ao longo desse tempo, deparei-me com pessoas que enxergam o debate de muitas formas: um lazer, um trabalho, uma compulsão, um investimento, um aprendizado, mas, acima de tudo, um instrumento de civilidade capaz de melhorar a comunicação nesses tempos polarizados em que vivemos. A Sociedade de Debates UFC me trouxe todos esse significados para o debate competitivo, mas existe um que não cabe no papel nem tela do celular: o sentimento de união e companheirismo que permeia um grupo muito peculiar de pessoas apaixonadas pela mesma ideia, expressa em 3 palavras gregas sob uma coruja dourada à frente de duas armas formando um brasão em uma camisa bordada acompanhada sempre do jargão “Você conhece a Sociedade de Debates?”
REDES SOCIAIS
ITALO AUGUSTO
Comecei a participar das atividades do projeto no início de 2012, após ser campeão do II Torneio Temático de Debates, me tornei membro da SdDUFC no fim de 2013. Posteriormente, ministrei diversos cursos sobre oratória e argumentação, além de ter sido finalista do II Campeonato Brasileiro de Debates. As habilidades desenvolvidas no projeto modificaram completamente minha forma de comunicar e tem sido fundamentais tanto no âmbito profissional quanto no meio pessoal.
REDES SOCIAIS
LORENA ALMEIDA
Fui convidada a ser membro aspirante da SdDUFC em 2015, alcançando a efetivação em 2016. Em 2017 ingressei na Comunicação da SdDUFC, inicialmente com o objetivo de movimentar o Instagram, função carinhosamente apelidada de “departamento de blogueiragem”. Fui adjudicadora do IV Campeonato Brasileiro de Debates e participei da organização do I Armorial – Campeonato Nordestino de Debates. Sou muito grata por todas as experiências que o projeto me proporcionou. Tenho muito orgulho de ser Membro Emérito da Sociedade de Debates que deu início ao movimento de debates competitivos no Brasil – a SdDUFC!
REDES SOCIAIS
PEDRO LIMA
Na semana zero, conheci a SdD e, dali em diante, inspirado pela geração anterior, me dediquei arduamente até que, no IV Torneio Temático, consegui chegar à final. Com o aspirantado, em 2016, porém, pude perceber o melhor do projeto. Participei do IV CBD, do V CBD e do IV Open Minas, em que fui finalista. Entre momentos de tensão e competição em viagens, o que mais fica marcado são as comemorações em bares celebrando os títulos. Na SdD, fui diretor financeiro e coordenei torneios, em especial o VI e VII TTD. Já participei de várias ações extensionistas, mas na SdD que mais senti um vínculo único entre os membros. Não importavam nossas características, qualidades e defeitos, estávamos todos orgulhosos de defender a Universidade Federal do Ceará.
REDES SOCIAIS
FELIPE BRITO
Eu admirava a Sociedade de Debates da UFC antes mesmo de entrar na Faculdade de Direito, não só pela sua excelência em debates competitivos, como também por toda a oportunidade de crescimento e de convívio que ela oferece. Com ela, desde o meu ingresso em 2019, aprendo continuamente a entender a importância de uma ideia bem comunicada, a exercer a alteridade na oposição de ideias e, sobretudo, a valorizar cada vez mais o bom debate em sociedade como um todo. Representando a SdDUFC, fui campeão do I Open Natal, do I Ceará Debates e do III Armorial, com muito orgulho de poder fazer parte da equipe.
REDES SOCIAIS
ISABELA FRANCO
Entrei como membro aspirante na SdD em 2019, por meio da carta-convite destinada aos que se destacam em levar a missão do projeto adiante: encorajar e motivar embates de ideias de qualidade, como forma de mudar a sociedade a partir dos indivíduos. Movida pela vontade de usar minha voz como instrumento de mudança, busco a cada dia honrar a camisa da SdD e os ensinamentos que a instituição me traz. As conquistas, de campeã do II Torneio Feminino de Debates Maria Curupaiti, e as emoções trazidas pela Sociedade de Debates são indescritíveis, e me sinto honrada em fazer parte dela.
REDES SOCIAIS
LARA MUNIZ
Entrei como membro da SdD em 2019 e o projeto já me deixou bem claro desde o início: você tem que estar disposto a se desafiar sempre. A partir de então, pude vivenciar não só o debate, mas grandes ideias e principalmente a oportunidade de ser criativo e pensar além, o que se traduziu na liderança do marketing do projeto. Ainda, finalista e top 10 do meu primeiro campeonato regional e do primeiro campeonato nacional exclusivo para mulheres, vi que todos esses desafios são poucos diante da grandeza que esse projeto de vida oferece.
REDES SOCIAIS
JUAN GARCIA
Mais do que apenas me tornar o melhor orador que eu posso ser, a SdD me mostra, a cada dia, que qualquer talento ou habilidade individual só tem valor na medida em que eu posso fazê-la atingir, cativar e se desenvolver em outras pessoas. Desde 2018, quando me aproximei, tímido, dos primeiros debates, até hoje quando (em alguma medida, ainda tímido) subo a um púlpito, percebo que a influência do projeto vai além do domínio de técnicas de oratória, mas na segurança que eu consigo sentir e, acima de tudo, transmitir. Afinal, mais do que um possuidor de conhecimento, hoje, graças ao projeto, me vejo capaz de repassá-lo e, mais que isso, utilizá-lo como forma de inspiração.
REDES SOCIAIS
DANIEL ROCHA
“Palavras são na minha nada humilde opinião nossa maior fonte de magia” Talvez seja a frase que mais represente, para mim, a Sociedade de Debates da UFC. Cresci na Sociedade de Debates vendo palavras como alteridade, respeito e pluralidade ganharem significado e materialidade no meio de pessoas que transformavam algo simples como a palavra nas mais incríveis ferramentas. Competi, Ganhei torneios, viajei o Brasil, conheci pessoas, me tornei diretor da sociedade, após fui diretor do IBD, enfim cresci e amadureci dentro desse projeto que sempre me foi umas das formas mais plenas de lar.
REDES SOCIAIS
DAMARES HALLEY
A SdDUFC foi um dos melhores investimentos que fiz na graduação. De 2015, quando fui finalista do meu primeiro torneio, a 2019, quando venci o Maria Curupaiti, as competições me tornaram uma pessoa mais tolerante, consciente, curiosa e perspicaz, e me apresentaram pessoas de inteligência e habilidade admiráveis, cujos exemplos continuam me inspirando. Fui intelectualmente instigada ao enfrentar questionamentos políticos, sociais e filosóficos, adotar posicionamentos que talvez fossem contrários aos meus, e sair da confortável neutralidade. Amadureci a mim mesma e às minhas ideias, e devo muito disso à Sociedade de Debates.
REDES SOCIAIS
PEDRO JORGE
Conheci a Sociedade de Debates em 2016, no terceiro ano do ensino médio. O projeto me ajudou a escolher meu curso superior, direito, além disso, foi essencial no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Tive oportunidade de vencer campeonatos estaduais, regionais e por duas vezes chegar nas finais de nacionais. Por fim, ele mudou completamente minha visão de mundo, mostrando que quase sempre existem dois lados nos debates do diários da sociedade atual.
REDES SOCIAIS
ESTEVÃO MOTA
Conheci a SdD em 2016 mas só consegui entrar em 2018. Me esforcei muito desde a mentoria até me tornar um membro efetivo, cargo que ocupo com orgulho. Consegui ser Campeão do I Ceará Debates e vice-campeão brasileiro em 2019, bem como vice-campeão nordestino em 2020. A SdD é mais que um projeto pra mim, além de todo o aprendizado em saber fundamentar meus pensamentos e lidar com o diferente, foi onde eu mais evolui como ser humano e onde consegui amigos para a vida toda. Espero conseguir retribuir para o projeto todo o bem que ele me fez.
REDES SOCIAIS
STEPHANE LIMA
Entrei na SdD assim que ela nasceu, lá em 2010. Sendo finalista no primeiro torneio logo me apaixonei pelo projeto e fiz de tudo para me dedicar ao máximo. Como membro da primeira geração, junto aos fundadores, criamos toda a estrutura do que seria a nossa SdD. Organizamos vários torneios, dos quais foram tantos que já perdi as contas, participamos como debatedores no primeiro CBD, e, depois, continuei atuando como juíza em várias competições. A SdD foi minha casa durante toda a graduação e depois dela, e, ainda hoje, mantenho vínculo com os amigos verdadeiros que lá fiz.
REDES SOCIAIS
ANTÔNIO VITOR MELLO
Fundei o projeto em 2010, a convite dos meus amigos Célio e Roncalli. Ao longo dos anos seguintes, aprendi, cresci e vivi algumas das melhores experiências da minha vida acadêmica e profissional. Participei da criação do primeiro torneio de debates competitivos do Brasil, representei o País no I Torneio Nacional de Debates Universitários de Portugal como debatedor, fui campeão e vice-campeão da Olimpíada Jurídica Nacional, Head Adjudicator do II e III CBD, venci prêmios de ensino, pesquisa e extensão pelo projeto e adjudiquei centenas de debates em mais de uma dezena de torneios. O meu maior orgulho, contudo, sempre foi – e sempre será – fazer parte da casa dos melhores debatedores do Brasil.
REDES SOCIAIS
PEDRO VICTOR SILVA
Eu me apaixonei pela SdD no momento em que eu ouvi falar sobre ela durante a Semana Zero do Direito na UFC. Participei de todos os eventos que pude no meu primeiro semestre e, quando abriram as inscrições para o 1º Processo Seletivo, fui dos primeiros inscritos. Nesse tempo que passei aqui participei da organização de vários torneios, sendo o Ceará Debates o meu maior orgulho, e atuei como Coordenador e Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Debates. Hoje, depois de ter participado de algumas dezenas de torneios, seja adjudicando ou debatendo, e ter contribuído para a formação de pelo menos duas gerações de membros da Sociedade, posso dizer que foi essa experiência que moldou toda minha futura trajetória pessoal e profissional, bem como foi aqui que fiz amigos que pretendo levar para a vida inteira.
REDES SOCIAIS
JULIA RIBEIRO
A SdDUFC já fazia parte de mim bem antes mesmo de eu receber a carta convite para ser aspirante. A defesa plural, democrática e racional de ideias é algo que foi me apresentado como inegociável desde a infância, e encontrar o espaço para poder exercer tudo isso foi provavelmente o melhor presente da minha graduação. Três anos depois, graças às pessoas que me receberam no projeto, pude ser campeã nacional de debates, no Open Brasil em 2021, e também do Torneio Latino-americano, do II Maria Curupaiti, do I Cambridge Solidário e do IV TOPKOS; além de semifinalista em mais de 20 competições. Meu maior prêmio, porém, é a honra de carregar, ao lado dos oradores e amigos mais incríveis que conheço, o legado de ser a melhor sociedade de debates do país: participar de um projeto formado não só por talentos individuais, mas por um esforço e apoio coletivos. Sem duvidas, o lugar perfeito para se tornar a melhor versão de si.
REDES SOCIAIS
CÉLIO BELÉM
As bases da SdDUFC começaram a ser construídas antes mesmo de 2010, mas apenas nesse ano, após uma experiência internacional que me levou a conhecer melhor a prática de debates competitivos no exterior, foi possível tirar do papel o projeto de criar a primeira sociedade de debates do Brasil, com foco no estímulo ao espírito crítico, na promoção da tolerância e na preparação de estudantes e profissionais mais preparados para defender suas ideias. Desde então foram dezenas de torneios e centenas de moções, além de muito trabalho (e diversão também) para construir a casa dos melhores debatedores do Brasil. A SdDUFC foi essencial na minha formação e continua sendo parte fundamental de quem eu sou como pessoal e profissional, bem como daquilo que acredito e desejo para a educação do nosso país e a construção de uma sociedade melhor.