No fim de semana dos dias 16, 17 e 18 de abril, a Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará realizou o IX Torneio Temático de Debates, competição tradicional da SdDUFC; dessa vez, abordamos discussões que permearam a trajetória dos Presidentes do Brasil. Nesse sentido, contando com a participação de debatedores e de juízes de todo o país, a SdDUFC atingiu, ao longo do torneio, a finalidade principal de levar o debate respeitoso e de qualidade para o ambiente universitário, assim como fez em inúmeras outras ocasiões.
Nesta nona edição, desfrutamos de uma ilustre equipe de Chefes de Adjudicação, que foi responsável por elaborar e selecionar as moções usadas nos debates, além de constituir parte da mesa de juízes em diversas rodadas relevantes, como nas eliminatórias. Assim, o grupo contou com os nomes de Vinícius Franco, Pedro Victor, Carlos Eduardo e Mikaelly Costa, sendo esta última Aprendiz de Chefia de Adjudicação, todos membros da SdDUFC. Ademais, tivemos Luísa Côrtes, membro do Senatus (Sociedade de Debates da UFMG); Alice Bertoni, da USP Debates, de São Paulo; e Hadassa Silveira, da Tribuna Debates (Sociedade de Debates da UFPB). Ressaltamos, igualmente, que os membros Ana Lívia Florindo, Beatriz Sombra, Iandra Castro, Isabela Veras, Ítalo Juan, Janaina Sena, Julia Ribeiro e Maria Eduarda Café também contribuíram na organização do campeonato, que possuiu comissões de Logística, Financeiro e Marketing.
Além disso, destacamos que a competição contou com cerca de 56 (cinquenta e seis) debatedores e mais de 30 (trinta) juízes. Da mesma forma, dispomos de uma equipe de Tabulação, composta por Marcelo Menescal e Pedro Veras; e de um time de Equidade, formado por Anaflavia Daltro, Maria Saldanha e Maria Eduarda Café.
Ao final do campeonato, tivemos a honra de anunciar como dupla campeã os debatedores Bruno Visnadi, da Sociedade de Debates da Faculdade Getúlio Vargas, e Lucas de Medeiros, da União de Debates Competitivos (UFRN). Destacamos ainda que a láurea de melhor debatedor(a) geral do torneio, ou seja, a premiação atribuída ao(à) orador(a) com a melhor média de pontos de discurso ao longo das cinco rodadas classificatórias, foi destinada a Carolina Amorim, do Senatus. Ademais, o prêmio de melhor debatedor iniciado foi conferido a Matheus Furtado, integrante da USP Debates, e as premiações da categoria Juíz Revelação foram atribuídas a Maria Eduarda Café e Ana Lívia Florindo, ambas da SdDUFC, além de Ruth Di Rada, da USP Debates.
Desse modo, após muita dedicação e bastante zelo, orgulhosamente encerramos mais um Torneio Temático da Sociedade de Debates da UFC, um dos campeonatos mais tradicionais e antigos do país. Agradecemos a todos os envolvidos na organização e na participação desse brilhantíssimo evento. Estamos, desde já, ansiosos para a próxima edição!